Programa Doutores da Terra #08

Corneta do Agro: A Razão de Saturação e o Solo Ideal

fazer download deste podcast – 18,7 MB – 00:27:06 – 96kbps

Clique com o botão direito do seu mouse no botão acima e selecione a opção “Salvar link como”.

Olá Doutores de Terra!

Neste Programa Doutores da Terra temos uma edição especial “Corneta do Agro”, hoje os Doutores Roberto Fioretto e José Carlos Vieira fazem apontamentos e questionamentos sobre um artigo publicado no Soil Science Society of America Journal em 2007 e que agora começou a ser discutido aqui no Brasil.

Roberto Fioretto lembra que existem 2 conceitos principais para fazer recomendação de bases o BCSR (Base-cation saturation ratio – Razão da Saturação de Cátions Básicos) e o SLAN (Sufficiency Levels of Available Nutrients – Avaliação do Nível de Suficiência dos Nutrientes), e que devemos nos atentar a questão do termo Ratio que significa razão, proporção.

Fioretto ressalta também a definição de ‘solo ideal’ que é praticamente impossível em termos práticos, ainda mais tratando-se de uma revisão como proposto no artigo, pois há 52 fatores ambientais que interferem no fenótipo e na produção.

Outro ponto importante a ser ressaltado sobre o estudo é a questão da amostragem e perfil do solo, pois é preciso avaliar adequadamente o perfil e a CTC, qual o perfil analisado? 0-20cm ou 0-10cm?

É preciso lembrar também que na engenharia agronômica é preciso pensar e planejar em longo prazo, garantindo a longevidade da produção, não apenas pontualmente como muitas vezes ocorre na academia.

Dr. Vieira ainda lembra que o artigo trata relação entre Cálcio e Magnésio, ignorando a CTC e também o pH do solo. E destaca também a importância do equilíbrio para conter doenças, como a relação entre cálcio e a ferrugem.

Gostou do Podcast? Também tem dúvidas? Envie sua pergunta pra gente! Use nosso Facebook, nosso WhatsApp (43 9160-6202), mande por email para falecom@doutoresdaterra.com.br ou deixe nos comentários.

Deixe seu comentário