Programa Doutores da Terra #04

Parte 01 do bate papo com João Ferrari Neto do Banco Central sobre Crédito Rural

fazer download deste podcast – 21,7 MB – 00:31:15 – 96kbps

Clique com o botão direito do seu mouse no botão acima e selecione a opção “Salvar link como”.

Olá Doutores da Terra!

Neste 4º Programa Doutores da Terra o tema é o Crédito Rural (Parte 1) e para isso contamos com a presença de João Ferrari Neto, engenheiro agrônomo e mestre em fertilidade de solos, que é chefe da divisão de acompanhamento das operações de crédito rural (DEROP/DIORE) do Banco Central.

Nesta edição ele explica como é organizado o crédito rural no país. Mostrando que parte dos recursos aplicados à vista nos bancos são aplicados no crédito rural, Há ainda uma segunda fonte, que é a poupança rural, oferecida por 6 instituições no Brasil. Neste último ano, foi criada ainda a LCA (Letra de crédito rural) que também tem seus recursos direcionados ao crédito rural. Ferrari Neto também explica como os recursos são coordenados, pois nem todos os bancos fazem os empréstimos diretamente, alguns fazem o repasse a outros bancos, através da supervisão e controle do Banco Central. Esses recursos (depósitos à vista) correspondem a praticamente 70% do volume de crédito rural no Brasil.

Outro assunto tratado por João Ferrari Neto é a destinação destes recursos, que varia de acordo com o porte do agricultor, esse critério também é utilizado para determinar a taxa de juros que será cobrada, e o quanto dela será subsidiada, bem como a forma como os subsídios são concedidos.

Também foi discutido neste programa a importância da análise do solo para a aprovação do crédito rural, e a necessidade de maior rigor na coleta destas amostras, para evitar fraudes e garantir a produtividade das áreas financiadas pela crédito rural.

Deixe seu comentário