Programa Doutores da Terra #03

Bate papo com Marcos de Luca sobre densidade e fixação de nitrogênio em soja e dúvida de ouvinte sobre Adubo Organomineral.

fazer download deste podcast – 21,7 MB – 00:38:23 – 96kbps

Clique com o botão direito do seu mouse no botão acima e selecione a opção “Salvar link como”.

Olá Doutores de Terra!

Nesta 3ª Edição do Programa Doutores da Terra contamos com o Consultório da Terra, Bate Papo Doutores da Terra e nossos serviços e informes.

No Consultório da Terra o Doutor Roberto Fioretto e o Doutor José Carlos Vieira respondem a dúvida do Feliciano Ortiz Matos, de São Luiz Gonzaga (RS). Ele mandou sua pergunta por áudio pelo WhatsApp  e quer saber sobre o adubo organomineral. Quais as vantagens e desvantagens, as garantias nutricionais e também como funciona a absorção destes nutrientes pelas plantas. (Para ouvir essa resposta avance até 00:40)

Já o Bate Papo Doutores da Terra (Para ouvir avance até 07:40), contamos com a presença do Doutor Marcos Javier de Luca, ex-pesquisador do INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária) de Córdoba na Argentina, que desenvolveu sua tese de Doutorado na UEL em parceria com a Embrapa Soja, que discutiu o espaçamento e a densidade no cultivo de soja. Na conversa ele explica a relação de densidade e a fixação biológica de nitrogênio e consequentemente na produtividade. Onde identificou que baixas densidades compensam a produção de grãos. Ouça o bate papo e veja como decidir qual a densidade ideal para o cultivo de soja.

Ouça também as informações sobre o Curso de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, que tem inicio em Fevereiro/2016 (Avance até 36:05).

 

 

Deixe seu comentário