Artigos deRoberto Antunes Fioretto

Vinhaça no Solo: é permitido poluir?

Obrigatoriedade da apresentação do plano anual de aplicação da Vinhaça, exigido pela CETESB-SP, me parece mais um controle ambiental para garantir o uso irracional no solo, em detrimento do despejo nos cursos d’água.

A Vinhaça é um resíduo líquido, da atividade canavieira, gerada como efluente da destilação do mosto para produção de etanol. Sua composição em média, caracteriza-se pela presença de 93% de Água e 7% de Sólidos, sendo este último, representado por 75% de Matéria Orgânica e 25% de Matéria Mineral (veja o Quadro 1). QUADRO 1.
CONTINUE LENDO

Problemas no Diagnóstico da Disponibilidade do Fósforo (“P”) no Solo

Melhores diagnósticos sobre a fertilidade dos solos só serão conseguidos se nas amostragens forem contempladas as variabilidades horizontal e vertical.

No processo de produção agrícola os resultados nem sempre são quantificados pela produção, ou seja, antes de se pensar em aumento da produtividade, vale lembrar, que este desafio esta na dependência de fatores biológico e como tal, pode ser representado por uma equação que envolve mais de 50 componentes (bióticos e abióticos) como fatores de
CONTINUE LENDO

Diagnóstico da fertilidade do solo – Estudo de caso

A partir da análise físico-química estratificada do solo, fizemos o diagnóstico e apontamos uma solução para uma situação registrada em uma área em Goiás, onde foi constatada limitação de crescimento do sistema radicular da soja e baixas produtividades.

Em janeiro de 2014, um cliente da Laborsolo nos encaminhou um e-mail com o seguinte conteúdo: Realizamos quatro análises de solo com a Laborsolo. Gostaria que me auxiliassem na interpretação, a fim de identificar se existe algum desequilíbrio nutricional no material analisado, para propormos uma solução de arranjo de preparo da área. A área revela
CONTINUE LENDO

Cuidar bem do solo é o primeiro passo

Preparação das amostras para análise de solo

O que todo produtor busca com muita persistência são formas de aumentar a sua produção e reduzir os custos com insumos. Uma saída para aumentar a produtividade com qualidade pode ser bem mais simples do que parece e, se feita da maneira correta, pode economizar um bom dinheiro, garantindo a sustentabilidade do ambiente de produção.
CONTINUE LENDO

Laborsolo lança novo conceito no posicionamento da adubação das culturas

Arranjo de preparo do solo para implantação de BRACHIARIA BRIZANTHA C.V. MARANDÚ - Estudo de Caso

Executor: Luiz Gustavo Sgrignolli Greghi – Eng. Agr. Orientador: Roberto Antunes Fioretto – Eng. Agr. Introdução Hoje já somos 7 bilhões de habitantes neste planeta, o que significa que diariamente são consumidos potencialmente 4 bilhões de refeições (considerando 2 refeições, almoço e jantar, por dia). Se em cada refeição forem consumidos 200 g de carne,
CONTINUE LENDO